15 out 2021

Cepel utiliza ferramenta para mitigação de distorções harmônicas de fontes intermitentes

Programa HarmZs também possibilita a seleção automática de contingências, como perda de transformadores, linhas de transmissão, entre outros

Fonte.:  CANALENERGIA

O Cepel realizou treinamento no programa computacional HarmZs, voltado a estudos de comportamento harmônico e análise modal de redes elétricas. O programa é indicado pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico como ferramenta de execução dos estudos de avaliação do impacto harmônico de novas conexões à Rede Básica do Sistema Interligado Nacional, estando completamente aderente aos Procedimentos de Rede (PR). No decorrer do curso, além de novas funcionalidades do HarmZs, foi abordado como o programa pode contribuir para análise e mitigação de distorções harmônicas introduzidas por fontes intermitentes, como eólica e solar.

O Cepel acrescentou que, para a realização eficiente dos estudos de avaliação do impacto harmônico de novas conexões à Rede Básica do SIN, o HarmZs conta com diversas facilidades como: leitura da base de dados dos programas ANAREDE (fluxo de potência) e ANATEM (estabilidade eletromecânica), objetivando o aproveitamento de dados de componentes de rede, e o método de alto desempenho computacional (Método Turbo) para o processamento da grande quantidade de casos exigidos nos PR (redes íntegras e contingenciadas).

O programa também possibilita a seleção automática de contingências, como perda de transformadores, linhas de transmissão, bancos de capacitores, em uma determinada vizinhança da barra de interesse, e possui interfaces gráficas para traçados de Lugares Geométricos de admitâncias (na forma de setores circulares e polígonos de “n” lados) e para cálculo das máximas distorções de tensão. O treinamento ocorreu entre os dias 28 de setembro à primeiro de outubro.

Scroll Up