25 mar 2022

Chesf afirma que Sobradinho deverá atingir seu volume máximo na próxima semana.

Em entrevista à TV São Francisco, hoje (23), o diretor de Operação da Chesf, João Henrique Franklin, afirmou que Sobradinho deverá atingir seu volume útil máximo já na próxima semana, entre o final de março e início de abril. Atualmente, o reservatório encontra-se com 94,4% e uma vazão de saída na ordem de 3.000 metros cúbicos por segundo (m³/s).

“A partir deste dia 24, Xingó terá sua vazão reduzida dos atuais 2.500 m³/s para o patamar de 2 mil. Do mesmo modo, ao atingir 100% de sua capacidade, vamos reduzir a vazão de Sobradinho inicialmente para 2.500 m³/s, visando a recuperação do reservatório de Itaparica, que se encontra com 51,83% de seu volume”, afirmou o diretor.

A redução da vazão vai assegurar a manutenção dos reservatórios num patamar de segurança hídrica para o período seco, que seguirá de maio a novembro. “Com os reservatórios cheios, teremos a tranquilidade da geração e do abastecimento humano para usos múltiplos”, explicou.

#VelhoChico #Sobradinho #chuvas #RioSãoFrancisco

#ChesfAcessível #paratodosverem

Descrição: diretor de operação sentado a sua mesa de trabalho, com o computador à frente e um tótem da Chesf em primeiro plano. Ele veste terno azul e às suas costas uma foto com complexo hidrelétrico de Paulo Afonso

Fonte: Chesf Oficial