19 nov 2020

Desligamento de transformador e de Coaracy Nunes provocou apagão, diz MME

Em nota, o ministério afirma que as causas do novo blecaute estão sendo investigadas

Fonte;: CANALENERGIA / SUELI MONTENEGRO , DE BRASÍLIA

O Ministério de Minas e Energia informou em nota nesta quarta-feira, 18 de novembro, que o novo apagão ocorrido no Amapá na noite de terça-feira (17) foi provocado pelo desligamento automático do transformador da subestação Macapá e da usina hidrelétrica Coaracy Nunes. As causas da ocorrência que provocou a interrupção de 183 MW de cargas, deixando o estado novamente no escuro, estão sendo investigadas, de acordo com o MME.

A nota acrescenta que no processo de retomada do fornecimento da energia ocorreram dois outros desligamentos, às 21h03min e 21h20min. A recomposição gradual do sistema foi reiniciada às 21h26min, com o retorno do fornecimento de energia ao estado no patamar anterior à interrupção, que é atualmente de 80% da capacidade.

O MME disse que “está envidando todos os esforços” para recompor o abastecimento e que “as razões para os desligamentos estão sendo verificadas e a apuração de responsabilidades será realizada, com todo o rigor, pelos órgãos competentes.” Nós próximos dias, destacou a nota, haverá acréscimo de geração térmica a partir de geradores a óleo, e também com a instalação do transformador remanejado do município de Laranjal do Jari para a capital do Amapá.

 

Scroll Up