24 ago 2022

EDP inicia construção de linha subterrânea em Guarulhos

Investimento de R$ 53 milhões vale para trecho de 3 km em 138 kV e dois setores de alta tensão nas subestações Iporanga e Gopoúva

Fonte.:  CANALENERGIA

A EDP SP iniciou neste mês a construção de uma linha subterrânea e de dois setores de alta tensão nas subestações Iporanga e Gopoúva, na Vila Galvão (SP). O investimento total será de R$ 53 milhões e o empreendimento está previsto para ficar pronto em março de 2023, com benefícios diretos a 177 mil clientes.

Primeiro serão cerca de 3 quilômetros de extensão com tensão de isolação 138 KV. Além de preservar o ambiente dos impactos visuais, também será empregado uma tecnologia que permitirá o monitoramento de todo sistema em tempo real, através do Centro de Operações Integrado (COI).

Já os dois novos setores de alta tensão vão tornar ainda mais robusta e eficiente a transmissão e distribuição de energia elétrica à população de Guarulhos. A Estação de Chaveamento, na ET Iporanga, vai ocupar uma área de 500 metros quadrados e a Estação de Transição, na atual ET Gopoúva, terá cerca de 400 m².

Atualmente Guarulhos conta com 18 subestações de transmissão e distribuição. O projeto será executado pelo consórcio formado entre a HT Cabos, subsidiária do Grupo Hengtong, e as empresas Drilling Company Construções, responsável pelas obras civis e Lima Empreendimentos e Incorporadora, responsável pela montagem eletromecânica.