19 jul 2021

Isa Cteep desenvolve tecnologia para verificação de equipamentos elétricos

Pelo celular ou tablet, companhia usa QR Code para obter imagem em tempo real sobre o estado operacional dos equipamentos

Fonte.:  CANALENERGIA

A Isa Cteep desenvolveu uma ferramenta capaz de auxiliar as equipes técnicas em inspeções detalhada nos equipamentos instalados em subestações. A tecnologia será capaz de transformar a rotina de suas operações, gerando um considerável ganho de produtividade e eficiência, permitindo assim, que mais de 200 verificações de manutenção em equipamentos elétricos sejam realizadas por mês. Inicialmente, o projeto está sendo testado na Subestação Baixada Santista, da Regional Taubaté, que atende a Baixada Santista, Litoral Sul e o Vale do Paraíba, em São Paulo.

De acordo com a empresa, por meio de um QR Code fixado nos equipamentos e com um aparelho leitor, informações sobre o estado operacional dos equipamentos são enviadas, em tempo real, para um sistema integrado de gestão. Com dados atualizados é possível emitir relatórios de manutenção planejada de todos os equipamentos. Com acesso digital às informações, as equipes podem obter informações de equipamentos rapidamente, como manuais e guias de procedimentos, inclusive durante as ocorrências sistêmicas, agilizando o atendimento e buscando a normalização do sistema no menor tempo possível.

A companhia tem previsão de expandir o projeto, batizado de ISANOM, para outras subestações ainda este ano.