28 mar 2022

ISA Cteep inicia construção de projeto pioneiro de baterias para armazenar energia

A companhia de transmissão de energia fechou contrato com um consórcio formado pela You.On Energia e a TS Infraestrutura para executar as obras do 1º projeto no país de baterias em larga escala para armazenar energia

Fonte.: Valor Econômico / Gabriela Ruddy

A companhia de transmissão de energia ISA Cteep fechou contrato com um consórcio formado pela You.On Energia, especializada em sistemas de armazenamento, ea TS Infraestrutura, de engenharia e infraestrutura derivada da Toshiba, para executar as obras do primeiro projeto de baterias em larga escala para armazenar energia no Sistema Interligado Nacional (SIN).

As empresas não divulgaram o valor do acordo. O projeto terá 30 megawatts (MW) de capacidade e foi aprovado pelaAgênciaNacional de Energia Elétrica(Aneel) no ano passado, com o objetivo de reforçar a rede no litoral de São Paulo. Com previsão de R$ 146 milhões em investimentos,ainiciativadeveentrar em operação até o final de 2022, em Registro (SP).

De acordo com o presidente da ISA Cteep, Rui Chammas, a escolha do local está relacionada ao aumento do consumo no verão, quando cresce o número de turistas no litoral.

“Nessa região temos uma ação chamada Operação Verão’ para garantir que o aumento de carga pontual não gere falta de qualidade no abastecimento. Percebemos que seria importante ter algo que satisfizesse a demanda nesses picos pontuais”, explicou.

A receita anual permitida(RAP) aprovada pela Aneel para o projeto é de R$ 27 milhões. As baterias esta‘o sendo importadas da China pela You.On Energia. O presidente da You.On, Giorgio Seigne, explica que as fabricantes chinesas são as maiores na produção em escala de baterias íons-lítio, o que garante boa qualidade e preço.

“Há concorrentes americanos e europeus, mas não são competitivos em preços e prazos de entrega. Torcemos para que a indústria nacional nos próximos anos possa prover baterias do porte necessário para um projeto em larga escala” afirma.

As baterias estão em fabricação edevem ser enviadas ao Brasil ainda neste semestre, com entrega até agosto. A terraplenagem para preparação do terreno que vai receber o projeto deve se estender ao longo de abril. O início do lançamento de cabos está previsto para maio.

O diretor comercial da TS Infraestrutura, Helder Torres, diz que as companhias já contrataram todos os equipamentos. “É um projeto de implantação rápida, num cenário de pandemia e guerra, enta”otemos que ser muito eficientes”, afirmou.

A TS Infraestruturavai fabricar os painéis de proteção e controle do projeto na fábrica que opera em Curitiba(PR).

“Seremos responsáveis pela integração e controle das baterias, para levar informações até a subestação. Essa é a primeira integração no Brasil de um sistema de proteção e controle entre a subestaç ão e o sistema de armazenamento”, explica Torres.

Os executivos acreditam que novos projetos de armazenamento surgirão no país a partir dessa primeira iniciativa. Segundo eles, o crescimento das fontes de energia renováveis, com a transição energética, vai demandar essa solução. Isso acontece porque as renováveis, como solar e eólica, são intermitentes, ou seja, dependem de condições climáticas para gerar energia.Assim, as baterias são uma forma de armazenar a energia para usá-la quando houver clima desfavorável para geração.

“Uma das formas de aumentar a penetração de fontes renováveis na matriz é dar a elas maior previsibilidade. Uma fonte renovável não despachável, não previsível, quando combinada com um sistema de armazenamento, se torna despachável, ou seja, mais amplamente utilizada pelo operador do sistemal”, diz Seigne, da You.On.

Ele lembra que o armazenamento também pode ser uma solução mais limpa para fornecimento de eletricidade a sistemas isolados, áreas que não estão conectadas à rede nacional. Localizadosprincipalmente na região Norte, hoje esses sistemas são abastecidos majoritariamente por geradores a diesel — caros e poluentes.

A própria ISA Cteep poderá desenvolver novos projetos de baterias, indica Chammas. “Essa primeiraobravai servir de referência para futuros projetos, pois vaitrazer conhecimento e experiência. Com o crescimento das energias renováveis, vamos precisar de soluções que garantam confiabilidade, regularidade equalidade na energia fornecida. Isso passa pela capacidade do sistema de armazenar energia”, destaca o executivo.