18 mar 2021

Isa Cteep: Queimadas causaram aumento de 400% no número de ocorrências em LTs

De acordo com levantamento da ISA CTEEP, foram registradas cerca de 133 interrupções de energia no ano de 2020

Fonte.: CANALENERGIA

A Isa Cteep informou que incêndios e queimadas irregulares estão entre as principais causas de desligamentos forçados na rede de transmissão de energia elétrica. De acordo com a companhia, foram registradas, de janeiro a dezembro de 2020, aproximadamente 133 ocorrências com queimadas próximas às linhas da empresa, um aumento de cerca de 400% em relação ao mesmo período de 2019.

Dentre as cidades mais impactadas estão Araraquara, Ribeirão Preto, Bauru e Mirassol, no interior do estado de São Paulo. Segundo a empresa, não é só o fogo, mas também a fuligem e a fumaça provocadas pelos incêndios são responsáveis pelas interrupções no fornecimento de energia às distribuidoras locais. Por isso, é necessário conscientizar a população para que utilizem outros métodos de poda e limpeza de terrenos, que não seja a queimada.

Para prevenir incêndios, no auge do período da seca, entre julho e novembro, a transmissora desenvolve anualmente uma campanha de comunicação para conscientização da população. No último ano, elaborou uma série de dicas, como não acender velas ou fogueiras próximo à vegetação; não atear fogo com o objetivo de limpar a área; não jogar bitucas de cigarro; não soltar balões, dentre outras. Todas as dicas podem ser acessadas no site (http://queimadas.isacteep.com.br/). Também é disponibilizado o canal Fale Conosco que possibilita receber informações ou denúncias de queimadas próximas às linhas de transmissão

(http://www.isacteep.com.br/pt/canais-e-servicos/fale-conosco).

Scroll Up