19 maio 2022

Isa Cteep recebe obtém licença de operação do Projeto Três Lagoas

Projeto vai beneficiar o Sistema Interligado Nacional, pois permitirá ampliar o escoamento de energia gerada a partir de fontes renováveis

Fonte.: CANALENERGIA

O empreendimento Três Lagoas, localizado em São Paulo, arrematado no lote 6 do leilão de transmissão realizado em dezembro de 2019, em construção pela Isa Cteep, recebeu a Licença de Operação emitida pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), com validade de dez anos.

De acordo com a Isa Cteep, já foram construídos 37 km de linhas de transmissão, partindo da subestação Ilha Solteira, na divisa dos estados de Mato Grosso do Sul e São Paulo, até a subestação Três Irmãos (SP), interligando os municípios de Selvíria (MS), Ilha Solteira (SP), Itapura (SP) e Andradina (SP). Com potência de 3.444 MW, o complexo hidrelétrico ganhará maior segurança e qualidade na transmissão de energia para as regiões mato-grossense e noroeste paulista.

O projeto ainda vai beneficiar o Sistema Interligado Nacional, pois tem o objetivo de escoar a geração de energia de fontes renováveis, solar e biomassa, aos centros consumidores na região Noroeste do estado de São Paulo, contribuindo para a expansão de uma matriz energética mais limpa no País. Anualmente, a Isa Cteep é responsável por conectar 22 GW de fontes renováveis aos centros de consumo, o equivalente à soma do gerado pelas usinas de Itaipu e Belo Monte.