06 ago 2021

Isa Cteep utiliza drones para remover e incinerar objetos em linhas de transmissão

O projeto foi desenvolvido em parceria com a Drone Power e testado em um ambiente controlado

Fonte.: CANALENERGIA

A Isa Cteep desenvolveu, em parceria com a Drone Power e de forma pioneira no Brasil, um drone que incinera objetos que caem nas linhas de transmissão e podem afetar o fornecimento de energia elétrica à sociedade, como balões e pipas. Com ele, nem sempre será necessário interromper a prestação do serviço, além de reduzir em mais de 80% o tempo para a remoção do objeto, trazendo mais segurança aos colaboradores que realizam a manutenção do sistema.

O drone, adaptado com um sistema controlado remotamente, possui um dispositivo acoplado, que com um sopro rápido e direcionado, consegue incinerar os objetos. A tecnologia foi homologada hoje pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) e começa a ser utilizada nesta semana.

A Isa Cteep destacou que o desenvolvimento do protótipo envolveu uma série de testes que foram realizados em um ambiente controlado. O objetivo foi avaliar a eficácia de todo o equipamento, assim como a sua aeronavegabilidade. O projeto foi desenvolvido por meio do Programa de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico (P&D), regulado pela Aneel e integra o Programa de inovação em Produtividade da Manutenção da empresa.