04 maio 2023

Isa Cteep vê oportunidades a partir do projeto de baterias

Fonte.: CanalEnergia / Michele Rios, da Agência  de São Paulo (SP)

Companhia pretende participar do próximo leilão de reserva por capacidade

Após a inauguração do projeto de armazenamento de baterias no interior de São Paulo, a Isa Cteep enxerga novas oportunidades de negócios. Segundo o diretor executivo de projetos da companhia, Dayron Esteban Urrego Moreno, a companhia continua avaliando novas oportunidades em baterias em diferentes pontos da rede e estão muito interessados em participar do próximo leilão de reserva por capacidade. “Estamos estudando e aguardando os ajustes necessários na regulação para poder participar”, disse.

Durante teleconferência realizada com investidores nesta quarta-feira, 03 de maio, os executivos da companhia afirmaram também que vão participar do leilão de junho. Moreno afirmou que estão estudando vários lotes e trabalhando na pré-engenharia deles para ter uma maior certeza na estruturação do CAPs e das premissas necessárias para definir os lotes. “Continuamos estudando quais lotes e o qual será definido por nosso conselho de administração prévio, mas por enquanto continuamos estudando muito criteriosamente diferentes lugares”, explicou.

Já o diretor-presidente da Isa Cteep, Rui Chammas, declarou que não estão estudando investimentos em geração renovável e eólica. “Estamos na frente de uma oportunidade gigante no setor de transmissão, depois do investimento maciço que se deu no Brasil na geração renovável, em especial no norte de Minas e nordeste. No próximo ano teremos grandes projetos potenciais e rentáveis que a companhia vai poder conquistar. Estamos investindo em reforços e melhorias nesse ano e devemos investir mais de R$ 1 bilhão em atualização do parque de transmissão no estado de São Paulo, além de soluções que vão fazer com que todo o grid nacional funcione melhor. Com tanta energia renovável que foi lançada, a nossa ideia é para baterias e vamos começar a estudar soluções para utilização de fluxo dentro das redes pois tem uma qualidade muito grande. E eu diria que depois dessa onda de geração renovável que se deu no Brasil, agora é o momento de uma grande oportunidade e de investimentos de rentabilidade no negócio de transmissão. Com isso, não existe então a previsão da companhia entrar e renováveis agora e estamos motivados com as oportunidades que a gente tem transmissão”, explicou.

Quando questionado sobre comprar a parte da Cemig da Taesa, Chammas declarou que a Isa é a controladora junto com a Cemig e, com isso, ela tem um direito de preferência caso um dia a Cemig venha vender as suas ações. “Mas não quer dizer que é uma mudança no bloco de controle da companhia, pelo que eu entendo existe um tema para ser discutido e perguntado para Isa e para a Cemig caso um dia esse evento venha a ser materializado”, disse.

Dividendos

 Com relação aos proventos para 2023, a diretora executiva de finanças e relações com investidores, Carisa Santos Portela Cristal, destacou que o compromisso da Isa Cteep está baseado em dois pilares: geração de valor e longevidade corporativa. “A companhia procura sempre o equilíbrio entre a distribuição de proventos e os investimentos onde a gente quer sempre uma locação muito responsável dos recursos em investimentos e procuramos buscar rentabilidade adequada. E na parte de dividendos seguimos fiel a nossa prática de proventos onde pagamos no mínimo 75% do lucro líquido regulatório e pretendemos manter, pois nesse momento não tem nenhuma previsão de mudança da nossa prática”, finalizou.