O mais recente caderno do Plano Decenal de Expansão de Energia (PDE) 2030 apresenta os investimentos previstos para a expansão do sistema de transmissão até o horizonte de 2030 considerando-se diferentes hipóteses de implantação em relação aos empreendimentos ainda sem outorga, tendo em vista as incertezas associadas ao contexto pós-Covid-19.
Dentro desse contexto, são contempladas duas hipóteses mais extremas de expansão para o sistema, sendo uma otimista e outra pessimista, ambas com menor probabilidade de ocorrência, e uma hipótese mais ponderada, adotada como referência no PDE 2030.
Além dos resultados referentes à expansão do sistema de transmissão, o caderno do PDE 2030 apresenta ainda discussões importantes sobre questões relevantes que permeiam o planejamento da expansão da transmissão e, por conseguinte, as recomendações das expansões que compõem o próprio PDE.
Nesse sentido, o documento aborda temas atuais, tais como o real valor da transmissão, a necessidade de coordenação da expansão entre os sistemas de geração e transmissão, a importância sistêmica dos atributos flexibilidade e controlabilidade, a substituição dos ativos de transmissão em final de vida útil, e o impacto da complexidade socioambiental e fundiária no planejamento do sistema de transmissão.
Para maiores detalhes, acesse aqui o caderno de Transmissão de Energia.
Link da reportagem: http://www.mme.gov.br/web/guest/todas-as-noticias/-/asset_publisher/pdAS9IcdBICN/content/mme-e-epe-publicam-novo-caderno-de-transmissao-de-energia