10 maio 2021

MME envia relatórios técnicos sobre reforços na rede do Amapá à Aneel

Fonte: MegaWhat / Camila Maia

 O Ministério de Minas e Energia (MME) informou que encaminhou à Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) os relatórios técnicos preparados pela Empresa de Pesquisa Energética (EPE) para reforço e expansão do sistema de transmissão de energia do Amapá.

O relatório da EPE prevê a implantação de um novo ponto de suprimento de rede básica em Macapá, por meio da subestação Macapá III, em 230/69 kv.

Além disso, prevê duas novas linhas de transmissão no estado, uma de 230 km de extensão que interligará Laranjal do Jari com a subestação Macapá III C1 e outra de 10 km em Macapá.

Serão ainda feitas expansões na rede de distribuição para que o sistema da CEA, distribuidora de energia do Amapá, seja capaz de suprir o crescimento da demanda.

A construção da subestação e a linha de transmissão Macapá – Macapá III C1, de 10 km, devem ser incluídos no leilão de transmissão de dezembro deste ano, cujo edital foi colocado em consulta pública na semana passada.

O MME informou ainda que os relatórios sobre a linha Laranjal do Jari – Macapá C3, de 230 km, estão em desenvolvimento pela EPE e devem ser incluídos no leilão de transmissão de junho deste ano.

Scroll Up