12 jul 2021

Neoenergia inicia operação de LT e subestação com 21 meses de antecipação

Empreendimento de 124 Km e tensão em 500 kV tem sinergia operacional com ativos de geração eólica e solar da companhia no Sertão da Paraíba

Fonte.:  CANALENERGIA

A Neoenergia acaba de energizar uma subestação e uma linha de transmissão no Sertão da Paraíba, entregando os empreendimentos com 21 meses de antecipação em relação ao prazo contratual da Aneel, em ativos que irão contribuir com o escoamento energético de três parques eólicos em operação na região do Seridó, além de outros 15 a serem construídos no complexo Chafariz.

A nova SE Santa Luzia II será o ponto de conexão ao Sistema Nacional Interligado (SIN) para dois estratégicos parques de geração da companhia Chafariz, que se encontra com 20 unidades geradoras e 69,3 MW em fase de testes, além da planta solar Luzia, cujas obras foram iniciadas em maio e será primeira da companhia para geração fotovoltaica centralizada.

O trecho da linha tem 124 quilômetros de extensão e tensão em 500 kV entre os municípios de Santa Luzia e Campina Grande. A licença de operação da LT foi emitida pela Superintendência de Administração do Meio Ambiente da Paraíba e da subestação pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). A iniciativa contempla o primeiro trecho do lote 6 do leilão de transmissão de dezembro de 2017.

O projeto Santa Luzia contempla ao todo 345 quilômetros de linhas, sendo 124 quilômetros interligando a Subestação de Campina Grande III (ampliação) com a Subestação Santa Luzia II (subestação nova) e 221 quilômetros interligando a SE Santa Luzia II com a Subestação Milagres III (ampliação).

Scroll Up