14 abr 2023

State Grid adotará solução de RFID da i3C

Solução atuará no controle de estoque de equipamentos elétricos

Fonte.: CanalEnergia / Pedro Aurélio Teixeira

A i3C fechou parceria com a State Grid para aplicar a tecnologia RFID na gestão de ativos em 70 localidades da transmissora no Brasil, incluindo 54 subestações da holding que opera mais de 16 mil quilômetros de l Ts, passando por 13 estados no país. A solução tornará o controle de estoque mais efetivo, ao ser aplicada em componentes de equipamentos elétricos, como transformadores, disjuntores, para-raios, entre outros. O RFID é uma tecnologia que usa radiofrequência para identificar, rastrear e gerenciar itens em estoque. Para fazer a identificação, uma etiqueta RFID contendo um microchip é colocada em cada objeto, kit ou lote.

Segundo Maikon Ulrich, CTO da i3C, com o RFID, dados e informações de ativos passam a ser captados e transmitidos de modo digital, prontos para serem integrados às plataformas virtuais e também em softwares de gestão empresarial, o que resulta em indicadores muito mais precisos, detalhados e em tempo real. O setor de energia requer inovação para implementar a tecnologia RFID devido à sua natureza altamente especializada: exige a aplicação das etiquetas inteligentes da solução em materiais metálicos e de ambientes externos.

A solução criada pela i3C lança mão de diferentes tipos de etiquetas RFID, aliadas a equipamentos robustos e de alta performance para um ambiente desafiador, para leituras a grandes distâncias dos itens de estoque, seja seu acondicionamento em unidade, kits ou lotes, em armazéns ou pátios. Integrados a uma plataforma de gestão e controle de ativos, os dados passam a possibilitar à subestação de transmissão de energia resultados de monitoramento eficiente de estoques, redução de perdas e a garantir que peças de reposição e materiais de segurança estejam sempre disponíveis para uso.

A solução apresentada pela i3C foi validada na prática por simulações realizadas na subestação de Luziânia (GO). A aprovação levou à expansão da parceria também para as unidades de lmbirussu (MS), Araporã (MG), Luzimangues (TO) e Ribeirão Preto (SP). Com a tecnologia, a gestão de ativos que antes era feita em 200 horas de trabalho hoje pode ser realizada em apenas três horas.

Esse chip armazena todas as informações importantes para o controle de ativos. A comunicação dos dados é feita por ondas de rádio para um coletor. Um software de gestão estrutura a base de conhecimento para a tomada de decisão.