18 nov 2022

State Grid faz manutenção inédita de linha viva em 800 kV

Fonte.: CANALENERGIA / HENRIQUE FAERMAN

Equipe de O&M da companhia realizou trabalhos em cabos condutores, ferragens, cadeias de isoladores sem desligar trecho da XRTE que liga Xingu (PA) a Paracambi (RJ)

A equipe de Operação e Manutenção (O&M) da State Grid realizou, entre os dias 4 e 5 de novembro, uma atividade inédita de manutenção em um trecho da Xingu Rio Transmissora de Energia (XRTE), que liga Xingu (PA) a Paracambi (RJ), considerada a maior linha de transmissão do mundo em ultra alta tensão em corrente contínua (800kV).

Ainda que a manutenção em Linha Viva (com a LT em operação) seja uma prática antiga e consagrada entre as empresas de transmissão e distribuição de energia elétrica, sua execução na classe de tensão de 800kV é inédita nas Américas.

Normalmente esse serviço é executado com a linha desligada.

De acordo com a multinacional chinesa, a ação traz impactos positivos tanto para a operação da linha quanto para o Sistema Integrado Nacional de Energia Elétrica (SIN). Isto porque possibilita a execução de manutenções em cabos condutores, ferragens, cadeias de isoladores sem a necessidade de desligamento dos ativos, suportando a disponibilidade máxima das linhas de 800kV CC para a rede.

O principal diferencial desta operação reside nas dimensões das instalações envolvidas. Os comprimentos, pesos e capacidades dos bastões e ferramentas são muito superiores aos utilizados em outras classes de tensão. Para ilustrar, uma cadeia de isoladores de suspensão mede aproximadamente dez metros e suporta vãos médios superiores a sete toneladas.

A iniciativa aconteceu em Unaí (MG) e envolveu mais de 20 profissionais , sendo coordenados pelo gerente de Linha de Transmissão da SGBH, Fabiano Faria. A atividade de O&M fez necessário o aprimoramento das técnicas existentes, bem como desenvolvimento de ferramentas e certificação da roupa condutiva em acordo com as normas do Ministério do Trabalho brasileiro. Hoje a vestimenta condutiva é homologada no Brasil para ações em até 800kV CC e 1.000kV CA.

O vice-presidente de O&M da companhia, Jorge Bauer, acompanhou a operação in loco e destacou o trabalho prévio e de integração, que envolveu também o time de Segurança. “Essa ação de dois dias, pioneira no Brasil, começou na verdade há mais de

um ano, quando iniciamos o projeto de especificação e planejamento para a realização do serviço, seguindo rigorosamente os nossos protocolos de execução e segurança”, destacou o executivo.