18 fev 2022

Taesa já estuda leilão de LTs de 2022

Transmissora arrematou maior lote no último certame e almeja antecipar início da operação

Fonte.:  CANALENERGIA, / PEDRO AURÉLIO TEIXEIRA DO RIO DE JANEIRO

A Taesa já está se preparando para o leilão de transmissão que será realizado em junho deste ano. Em teleconferência com analistas de mercado realizada nesta sexta- feira, 18 de fevereiro, o Diretor de Negócios e Gestão de Participações Fabio Fernandes revelou que a empresa, a exemplo do que fez para o leilão de LTs de dezembro de 2021, a estuda desde já os lotes que irão à disputa. “Vamos fazer esse mesmo trabalho de 2021 em 2022”, explica. Nesse leilão, a Taesa levou o lote 1, o maior do certame, com R$ 1,75 bilhão em investimento, 60% do total.

O lote 1 será chamado de Projeto Ananaí e terá 363 quilômetros de extensão, passando pelos estados de São Paulo e Paraná. Segundo Fernandes, há uma sinergia relevante da empresa com o lote na área de operação e manutenção, devido à presença geográfica da transmissora na região. A intenção do diretor é antecipar o início da operação comercial do empreendimento.

De acordo com Fernandes, o mercado tem sido competitivo , com novos atores e deságios elevados. A aposta da transmissora no viés do crescimento com geração de valor para o acionista tem sido exitosa nas disputas. A Agência Nacional de Energia Elétrica aprovou na última semana a minuta do edital do primeiro leilão de LTs de 2022, marcado para 30 de junho. O leilão terá 13 lotes e aproximadamente 5.291 km de linhas e 6.260 MVA em capacidade de transformação de subestações, com investimentos estimados em R$ 15,3 bilhões.