06 abr 2021

ANEEL assina contratos de transmissão que vão gerar mais de R$ 7 bi em investimentos

A ANEEL assinou os contratos de concessão de 10 dos 11 lotes de linhas de transmissão

que foram arrematados no leilão realizado em dezembro do ano passado, na B3, em São Paulo.

Com isso, as empresas já podem iniciar os trabalhos para as obras, que deverão gerar investimentos de mais de R$ 7 bilhões e 15 mil empregos em nove Estados: Amazonas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e São Paulo. Apenas o Lote 1, em Goiás, está em análise e será assinado posteriormente.

Após a desclassificação da primeira colocada, a próxima classificada, State Grid Brazil Holding S.A., apresentou seus documentos para habilitação pela ANEEL. A Secretaria Executiva de Leilões da agência decidiu habilitara empresa. Com isso, a assinatura do contrato deve ocorrer nos próximos30 dias.

A Assinatura dos contratos foi feita remotamente e pode der conferida no vídeo abaixo, que conta também com as participações do ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, e do diretor-geral da ANEEL, André Pepitone.

“O resultado desse leilão mostra a confiança dos investidores no nosso governo, no nosso país. Mais do que nunca, é hora de gerar empregos e renda para nossa população. Meus parabéns à ANEEL pelo trabalho. O Brasil não pode parar”, disse o ministro Bento Albuquerque.

“Realizamos em 2020 o maior leilão do segmento de infraestrutura do país, mesmo em meio à crise causada pela pandemia.

A ANEEL promove segurança regulatória, já consagrada em relatórios das duas principais

agências de avaliação de risco do mundo, a Standard & Poor´s e a Moody´s, tendo os investidores confiança nas regras e nos contratos que vão assinar”, disse Pepitone.

O leilão de linhas de linhas de transmissão de dezembro foi a maior licitação de 2020 do

Programa de Parcerias de Investimentos (PPI) do Governo Federal,com ampla concorrência para todos os 11 lotes ofertados.