14 abr 2021

CGT Eletrosul conclui ampliação e energização da SE Areia

Subestação no Paraná contou com investimento de cerca de R$ 12,5 milhões

Fonte.: CANALENERGIA

A CGT Eletrosul concluiu a obra de ampliação e energização da Subestação Areia, localizada no município de Pinhão (PR). O investimento de cerca de R$ 12,5 milhões proporcionará maior confiabilidade na transmissão de energia na região.

A companhia informou que foi entregue, no dia 30 de março, à operação comercial, o novo arranjo do setor de 230 kV da Subestação Areia, com esquema de manobras do tipo “barra dupla a quatro chaves”, em substituição ao arranjo “barra principal e transferência” e atendendo à Resolução Autorizativa Aneel (REA) nº 6.882/2018. As atividades e avaliações finais foram realizadas no vão do autotransformador 2 (525/230 kV) e concluídas em 29 de março. Os testes de comissionamento, iniciados em setembro de 2020, ocorreram em etapas e demandaram 16 desligamentos do pátio de 230 kV do empreendimento.

A companhia destacou ainda que paralelamente a este trabalho de ampliação, foram executadas outras melhorias, dentre as quais se destaca a substituição das proteções dos circuitos 1 e 2 da LT Areia – Salto Osório (230 kV) e do autotransformador 2. Por fim, foram trocados, também, os registradores digitais de perturbações dos setores de 230 kV e 525 kV da subestação.

Scroll Up