12 maio 2021

Interligação de Boa Vista ao SIN deve entrar em operação em 2024, diz ministro

Segundo Bento Albuquerque, o início das obras está previsto para o segundo semestre de 2021

Fonte.:  CANALENERGIA / ROBSON RODRIGUES DE SÃO PAULO

O Ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, disse hoje (11) que a Interligação de Boa Vista (RR) ao Sistema Interligado Nacional (SIN) deve entrar em operação em 2024. Hoje o estado de Roraima é o único do Brasil que não é interligado ao resto do Brasil.

A fala foi durante a Comissão de Minas e Energia (CME) da Câmara dos Deputados, em que ele tratou, entre outras coisas, sobre o programa Luz Para Todos. Segundo o ministro, uma decisão do Sistema Nacional de Defesas estabeleceu essa obra como de segurança energética nacional, visto que a construção da linha de transmissão que vai integrar o estado de Roraima ao sistema visa minimizar a dependência da energia gerada em usinas termelétricas.

No momento, os esforços estão dirigidos para a consulta aos indígenas, que têm participado do processo de tradução dos documentos para sua

manifestação. Albuquerque afirmou que o plano se encontra em avaliação e esse processo deve ser concluído no primeiro trimestre de 2021 “para que o início das obras se dê no segundo semestre de 2021 e a operação comercial seja em 2024, interligando o estado de Roraima ao restante do país”.