05 fev 2021

Neoenergia desenvolve ferramenta que simula o futuro do setor elétrico

Projeto de P&D avalia cenários de mercado, de tecnologia, de regulação e comportamento do consumidor

Fonte.: CANALENERGIA

Pensando no futuro, a Neoenergia está aprofundando o projeto Smart Future. Uma ferramenta computacional de simulação que analisa de maneira integrada os impactos econômicos e técnicos de novas tecnologias e marcos regulatórios de forma a criar um modelo sustentável de negócio diante das mudanças do setor elétrico. O projeto é uma iniciativa de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D), regulado pela Aneel, e está na etapa inicial de pesquisa para identificar cenários internacionais de marcos regulatórios e comportamento do consumidor.

Segundo a Neoenergia, o projeto permite a avaliação de cenários de mercado, de tecnologia e de regulação. Por exemplo: é possível simular o interesse dos clientes por sistemas solares de energia e a quantidade estimada de instalação de painéis fotovoltaicos, para então definir um roteiro de redes inteligentes para a empresa e avaliar quanto investimento será necessário e quais mudanças podem ser realizadas no ambiente regulatório para que isso aconteça, resultando em informações que podem subsidiar iniciativas em prol do setor junto aos órgãos reguladores.

A companhia informou que um dos diferenciais do “SmartF”, cujo nome significa Simulação e Modelagem do Ambiente Regulatório e Tecnológico Futuro, está na possibilidade de simular diversos cenários de longo prazo ao mesmo tempo e com rapidez nas previsões. O “SmartF” tem previsão de desenvolvimento de dois anos e será concluído até o final de 2022.

Scroll Up