20 nov 2020

NOTA À IMPRENSA

FÓRUM DAS ASSOCIAÇÕES DO SETOR ELÉTRICO – FASE

O Fórum das Associações do Setor Elétrico – FASE, entidade que congrega 26 associações que representam todos os elos da cadeia de valor do Setor Elétrico Brasileiro, desde a geração, transmissão, distribuição, comercialização e consumo de energia elétrica, bem como as cadeias produtivas de equipamentos elétricos e eletrônicos vem argumentar e manifestar-se a respeito da decisão da Justiça Federal do Amapá de afastar por 30 dias as diretorias da Agencia Nacional de Energia Elétrica – ANEEL e do Operador Nacional do Sistema Elétrico – ONS.

Ao reconhecer que decisões judiciais devem ser cumpridas e não discutidas, lembra que a prioridade zero neste caso é a de se restabelecer as condições normais de suprimento ao Estado do Amapá o que está sendo feito com esforço e dedicação tanto pela ANEEL quanto pelo ONS. Investigação deve ser uma ação posterior. O afastamento das respectivas diretorias traz risco regulatório e de funcionamento para o sistema elétrico brasileiro, bem como tumultua o processo de restabelecimento das condições adequadas de suprimento de energia ao Amapá. Portanto, em benefício do bom funcionamento do setor, o FASE espera que tal situação seja o mais breve possível revertida.

ABAQUE, ABCE, ABCM, ABDAN, ABEEÓLICA, ABEGAS, ABEMI, ABGD, ABIAPE, ABINEE, ABIOGÁS, ABRACE, ABRACEEL, ABRADEE, ABRAGE, ABRAGEL, ABRAGET, ABRAPCH, ABRATE, ABSOLAR, ANACE, APINE, COGEN, FMASE, FUNDAÇÃO COGE, ÚNICA