22 mar 2021

Isa Cteep obtém LI para Linha de Transmissão em Biguaçu

O projeto de construção da linha de transmissão prevê trecho aéreo, submarino e subterrâneo

Fonte.: CANALENERGIA

A Isa Cteep obteve a Licença Ambiental de Instalação da Linha de Transmissão 230kV, que interligará os municípios de Biguaçu e Florianópolis, no estado de Santa Catarina. A licença foi concedida pelo Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA) e, com isso, as obras já podem ser iniciadas com a expectativa de contratar mais de 200 profissionais.

O empreendimento foi arrematado no lote 01 do leilão de transmissão realizado em junho de 2018 e conta com a ampliação de uma subestação e a construção de uma linha de transmissão de 28 km, incluindo trechos aéreos, submarinos e subterrâneos.

Segundo a transmissora, a Interligação Elétrica Biguaçu vai aumentar a oferta e melhorar a confiabilidade do fornecimento de energia para toda a região da Grande Florianópolis, além de dar maior estabilidade de tensão e segurança operacional. Seguindo o critério de contingência das capitais do Brasil, Florianópolis deve ser abastecida por dois ou mais sistemas de transmissão interligados diretamente à rede básica, que são ativos mais confiáveis.

A Isa Cteep informou que a Linha de Transmissão 230 kV Biguaçu – Ratones é composta por dois circuitos, com extensão aproximada de 27 km cada. Tem início na subestação de Biguaçu e segue por trecho aéreo até a Baía Norte, onde se transforma em trecho subaquático e, em Florianópolis, segue até a subestação Ratones por trecho subterrâneo, com o objetivo de minimizar a interferência da Linha em áreas povoadas da cidade. O prazo estipulado pela Aneel para energização é setembro de 2023.

Scroll Up