Subestação onde ocorreu o acidente no mês passado opera com dois equipamentos e deve receber um terceiro da Eletronorte
Fonte.: CANALENERGIA / SUELI MONTENEGRO DE BRASÍLIA
A Linhas de Macapá Transmissora de Energia anunciou oficialmente na última quarta-feira, 2 de dezembro, a compra de dois novos transformadores para reforçar a segurança das instalações de transmissão no Amapá. Um representante da empresa acompanhou o ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, em mais uma visita às instalações da subestação Macapá no dia de ontem.
A transmissora já havia informado em 13 de novembro que tinha fechado com o fabricante a aquisição dos equipamentos, que irão substituir dois transformadores em operação na subestação. Um deles tinha sido avariado no acidente que provocou o apagão no início do mês passado no Amapá, mas já está recuperado, e o outro é o que foi transferido da subestação de Laranjal do Jari para Macapá.
A Eletronorte está deslocando para a capital amapaense um terceiro equipamento que estava instalado na subestação Boa Vista, em Roraima. Esse transformador deve chegar ao destino nos próximos dias para reforçar a segurança do sistema, uma vez que um terceiro equipamento da LMTE, que estava em manutenção há 11 meses, voltou para a fábrica e deve retornar somente ano que vem no ano que vem.
A estatal foi autorizada pela Agência Nacional de Energia Elétrica a assinar um contrato de cessão onerosa com a transmissora para o empréstimo temporário de dois transformadores. Um deles é o de Boa Vista, e o segundo da subestação Vila do Conde, no Pará.